O que está acontecendo?

Parabéns para todos nós

Parabéns para todos nós

Hoje é 6 de agosto de 2010 e a cidade de Piraçununga completa 187 anos de feliz existência. Pra você que não conhece e não se importa, Pirassununga é uma cidade fantasma do interior do Estado de São Paulo, distante uns 200 km da capital, perdida no meio do caminho entre Ribeirão Preto e Campinas.

É habitada basicamente por militares, aposentados e jovens sem futuro. A economia da cidade é baseada na cana de açúcar. Sim, Pirassununga é o maior fornecedor mundial de garapa e pinga. Contando com pouco mais de sessenta mil habitantes, a cidade, cujo nome significa “baleia chorosa”, parou de crescer e evoluir mais ou menos em 1970, na gestão do saudoso prefeito Costinha.

Infelizmente, para pesar de todo povo pirassununguense, no ano do Senhor de 1945, os ianques resolveram jogar duas pequenas bombas atômicas no Japão, uma delas justamente no dia em que todos comemoravam mais um aniversário da cidade. Esse fato relegou ao esquecimento definitivo a querida data local e jogou a pequena cidade ao ostracismo histórico.

Foi também a partir daí que criou-se o mito de que o mês de agosto é mês de desgosto. Getúlio que o diga. Mas o importante é que a cidade está aí, firme e forte.

E, apesar de ainda estar no mesmo nível de desenvolvimento da Hiroshima recém bombardeada, Pirassununga cresce a olhos vistos e tem um futuro brilhante pela frente. Só quem viver, verá. E viva Cacilda Becker! Viva Cacilda Becker!

foto de Hiroshima atualmente