O que está acontecendo?

Substituindo o firmware do Positivo Alfa

Substituindo o firmware do Positivo Alfa

Vou ensinar em primeira mão como habilitar todas as funções do Positivo Alfa. Se você leu meu post anterior, sabe que o leitor de livros digitais lançado pela Positivo no mercado brasileiro é um aparelho que vem sendo vendido com sucesso em várias partes do mundo. Também deve saber que na versão brasileira muitas funções estão desabilitadas.

Caso você esteja com receio de comprar o aparelho por imaginar que não vale a pena, ou está triste por saber que o aparelho que você comprou poderia ter mais recursos, eu trago boas novas!

Robertão esteve recentemente na Espanha, visitando uns hermanos. Ao comentar sobre minha tristeza com as limitações do meu e-reader, um amigo me indicou o site de um fabricante de lá que disponibiliza o firmware do aparelho.

Enchendo o peito de coragem e vencendo o medo de inutilizar o bagulho, me arrisquei a instalar o firmware da versão espanhola. Executei o procedimento de atualização e tive a feliz surpresa de ver todos os recursos do Positivo Alfa passarem a funcionar!

Tela inicial do Positivo Alfa antes e depois

Agora é possível ver fotos e desenhos (abre arquivos JPG, PNG e BMP) e tocar arquivos MP3 (tem um pequeno falante interno, além da saída de fones de ouvido). O navegador web e a parte de wireless estão habilitados também, mas minha rede não foi detectada, então essa parte eu não sei se funciona [Atualização: o hardware necessário não está presente nessa versão do e-reader, então não há como acessar redes wi-fi].

Em contra partida, perdi o Dicionário Aurélio, incluso de fábrica, e precisei usar o idioma OSD em inglês, pois não há tradução para português (mas ucraniano tem, caso você seja fluente).

ESPERAR PELA ATUALIZAÇÃO OFICIAL DA POSITIVO?

É de se esperar que a Positivo disponibilize em breve um firmware para que qualquer consumidor possa atualizar seu aparelho e habilitar todos os recursos, visto que esse bloqueio de funções foi uma tentativa de baixar impostos de importação que não teve êxito. Por algum problema de prazos ou logística, o aparelho acabou vindo bloqueado mesmo assim? Também é lógico imaginar que os próximos lotes do aparelho virão na versão full. Acredito que, já que pagamos o preço equivalente ao produto completo, temos o direito de usá-lo com todos os recursos funcionando. Sim ou não? Cabe a cada comprador do aparelho decidir se vai esperar esse “recall” oficial ou procurar na Internet algum quebra-galho.

TEM UM PROCEDIMENTO CERTINHO

Como eu não gosto de esperar, fui atrás e encontrei uma solução. E por ser o blogueiro mais gente fina do universo conhecido, vou mostrar para todo mundo o caminho das pedras. Então, vamos lá:

  1. Entre no fórum do fabricante espanhol http://www.nvsbl.es/foros/ e baixe o firmware mais recente do Nvsbl L337.
  2. Descompacte o arquivo num cartão micro SD.
  3. Coloque o cartão no aparelho e vá em “configurações avançadas” e clique em “atualizar firmware” (http://www.naoxbook.com/upgrade.html um passo a passo com fotos [ATUALIZAÇÃO: esse link não funciona mais. Use o guia da própria Positivo]).
  4. Aguarde. Se der erro ou aparentar travamento, não se desespere, siga as orientações que você encontrar no fórum.

Também existe outro fabricante espanhol que disponibilizou o firmware em seu site: http://www.booqreaders.com/pt/download. Eu optei pelo primeiro porque oferecia um firmware mais atual. Acredito que seja possível testar outros firmwares, mas achei melhor não abusar… [Atualizando: mais um firmware - versão holandesa do e-reader - http://teknihall.com/index.php?id=1001&L=0&type=777 ]

POR SUA CONTA E RISCO

Atualizar um firmware é um procedimento que envolve um certo risco, embora seja uma possibilidade remota algo dar errado. Quem já atualizou um bios de PC com o c* na mão sabe do que estou falando.

Aparentemente, fui o primeiro consumidor brasileiro a fazer essa maluquice. Que honra, acho que vou chorar de emoção… Agora é sua vez. Faça por sua conta e risco. Se o aparelho virar uma pedra, inerte, a culpa é somente sua.

Só o homem penitente passará. Boa sorte.