O que está acontecendo?

Lembrança de Pirassununga

Lembrança de Pirassununga

Finalmente eu trouxe o scanner do sebo pra casa e fiz uma coisa que estava pretendendo fazer já faz algum tempo: digitalizar essas fotos. Sei lá, achei válido fazer minha parte como cidadão e digitalizar essa parte da história da minha cidade. São fotos antigas de Pirassununga de um álbum que era provavelmente um souvenir para turistas.

O que diabos um turista iria fazer em Pirassununga? As fotos são de meados de 50 e, hoje, tal qual na época, não há muito pra se ver por aqui.

Praça Conselheiro Antônio Prado e rua General Osório - Prassununga, SP

Essa é a fotografia mais danificada do álbum. Mostra um pedaço da praça Conselheiro Antonio Prado, também conhecida como Praça da Bandeira, e um trecho da rua General Osório.

Rua Duque de Caxias, trecho em frente a praça

Essa mostra o trecho da rua Duque de Caxias em frente à praça. Era o centro comercial. Aliás, ainda é. A Lojas Pernambucanas e a Casa São Paulo estão no mesmo lugar.

Visão aérea da praça com trecho da rua General Osório

Essa foto foi tirada a partir da torre da Igreja Matriz, mostrando um bonito pedaço da praça e um trecho da rua General Osório cheio de casas que agora são lojas.

Banco da praça com Instituto de Educação ao fundo

Aqui um ponto de vista de dentro da praça, com o prédio do antigo Instituto de Educação ao fundo. Eu estudei nessa escola, junto com metade dos pirassununguenses.

Pesca no rio Mogi-Guaçu

Agora sim, o que talvez fosse o ponto alto do turismo da época: pescar no rio Mogi-Guaçu. Quase todo mundo com roupa social e chapéu.

Igreja Matriz - Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Aflitos

Essa é a igreja Matriz. Logo atrás é possível ver o término da construção do prédio que já foi Cadeia Municipal, depois Prefeitura e agora Câmara Municipal.

Cruzamento das ruas Siqueira Campos e José Bonifácio

Nessa imagem, também tirada da torre da Igreja Matriz, é possível ver a esquina das ruas Siqueira Campos e José Bonifácio. O Hotel Municipal e a Papelaria Curimatá continuam no mesmo lugar. Atente para o topo da foto: a cidade não ia muito longe desse centro.

Antigo prédio da Caixa Econômica Estadual, na esquina das ruas Duque de Caxias e José Bonifácio

Nessa foto você vê o prédio da finada Caixa Econômica Estadual, que ainda está lá e agora é do Banco do Brasil. Essa é a esquina da rua Duque de Caxias com a José Bonifácio. Aquela casa, ao lado do banco, foi demolida recentemente, dando lugar a uma farmácia.

Piscina pública

Essa Piscina Pública eu não tenho ideia de onde fica ou ficava. Detalhe para o moleque foreveralone no pé da foto.

Vista aérea da praça mostrando ao fundo o cruzamento das ruas José Bonifácio e Duque de Caxias

Na última foto do albinho (albuzinho, albunzinho?), outra vista da praça pela torre da Igreja. A praça estava bonita e bem podada nesses dias, não?

Se você quiser uma cópia das fotografias em alta resolução (formato png, 600dpi), baixe o arquivo compactado aqui (157mb). O álbum está à venda no meu sebo. E viva Cacilda Becker!