O que está acontecendo?

Trocando a ROM original do tablet myPad da STI MP1003G – Tutorial Definitivo Para Leigos e Iniciantes

Trocando a ROM original do tablet myPad da STI MP1003G – Tutorial Definitivo Para Leigos e Iniciantes

Muita gente chega até aqui chorando as pitangas por causa desse tablet maldito. Realmente ele não é o melhor tablet do mundo, principalmente na condição em que ele é encontrado naturalmente na natureza (embaixo de pedras e paus podres) ou na infame versão da Faculdade Estácio de Sá. Porém, com uma boa ROM e alguns ajustes, é possível ser feliz com ele. Sim, senhor! (sério, faça um favor a si mesmo e compre um iPad) É sim!

Enfim, se você tem um desses e ele anda encostado por não ser muito útil ou amigável, talvez eu possa te ajudar. Este será meu último e derradeiro post sobre essa bagaça, espero.

Quero apenas fazer um aparte especificamente para quem tem alguma noção sobre ROMs e/ou está apanhando com um tablet STI myPad MP1003G brickado. Se você não se encaixa nisso, nem leia o que está entre colchetes, pule para o próximo parágrafo [2012-01-24_Ressuscitando-o-mypad-sti.php, o segredo é depois rootear usando o z4root, instalar o ClockWorkMod, pelo ROM Manager se for possível, e aí sim testar a melhor ROM para o seu tipo de uso, instalando sempre a partir da tela de comando do ClockWorkMod].

O que você tem a seguir é um passo a passo que ensina a instalar um sistema Android mais atual e melhor, com o método mais simples, rápido e indolor que me foi possível organizar. Feito para leigos como você e eu.

Como é de praxe nesses casos, tenho que avisar que você é totalmente responsável caso algo dê errado etc. Apenas assine aqui na última linha e vamos em frente!

Então vamos lá!

TROCANDO O SISTEMA ANDROID ORIGINAL DO MYPAD SEMP TOSHIBA MP1003G

Requisitos:

  • Tablet myPad da Semp Toshiba com a horrível ROM original (inclusive o tablet da Faculdade Estácio de Sá Muitos relatos de que não funciona nessa versão, então é melhor não arriscar.), com pelo menos 60% de bateria carregada, sendo recomendado estar conectado à fonte.
  • Acesso a Internet por Wi-Fi. E se você abrir esse tutorial usando o tablet, facilitará bastante o trabalho, não precisará usar um PC.

Passos:

  1. Salve os seguintes arquivos na raiz do cartão SD: http://cloud.addictivetips.com/wp-content/uploads/2011/02/z4root.1.3.0.apk (gentilmente disponibilizado por http://www.addictivetips.com/mobile/how-to-permanently-root-advent-vega-with-z4root/), http://download.cyanogenmod.com/get/jenkins/2871/cm-7.2.0-vega.zip (que é a mais recente ROM estável Cyanogemod disponibilizada aqui: http://download.cyanogenmod.com/?type=stable&device=vega) e http://cmw.22aaf3.com/gapps/gapps-gb-20110828-signed.zip (que é o pacote de instalação do Google Play mais atual disponibilizado aqui: http://forum.cyanogenmod.com/forum-251/announcement-23-cyanogenmod-72-released-2012-jun-16/).
  2. Habilite a instalação de apps de fontes desconhecidas indo em Configurações – Aplicativos (ou Segurança, nunca sei).
  3. Habilite o modo Debbuging em ConfiguraçõesDesenvolvimento.
  4. Usando o gerenciador de arquivos padrão do tablet, encontre e instale o app z4root que você salvou no cartão.
  5. Abra o app z4root e clique no botão correspondente para rootear permanentemente.
  6. Reinicie o tablet.
  7. Um novo app foi instalado, o Superuser. Abra-o, dê OK na mensagem inicial que porventura aparecer e saia.
  8. Abra o App Center (ele vem instalado por padrão na ROM original, mas não sei se isso inclue a versão da Estácio), procure e instale o app Rom Manager (caso o tablet não tenha a loja App Center, você vai precisar se virar sozinho e encontrar o ROM Manager em outro lugar).
  9. Ao abrir o ROM Manager pela primeira vez, o Superuser vai perguntar se deve dar acesso root a ele. Confirme. Caso a pergunta não ocorra, reinicie o tablet e tente de novo.
  10. Abra o ROM Manager e clique em Aplicar Recuperação ClockWorkMod. Ele vai perguntar qual o modelo do tablet. Escolha Advent Vega e prossiga.
  11. Reinicie o tablet
  12. Abra o ROM Manager e clique em Instalar ROM do cartão SD. Escolha o arquivo cm-7.2.0-vega.zip. Em seguida marque todas as opções (Fazer backup da ROM atual, Limpar dados e cache, Wipe Dalvik Cache), confirme e aguarde.
  13. Após o processo de instalação, o tablet reiniciar-se-á sozinho.
  14. Após esse primeiro boot, perceba que o sistema está bem diferente e todo em inglês. Caso apareça uma mensagem de erro sobre um tal de DSPManager, ignore. Cancele qualquer tentativa de configuração. A única coisa que você deve fazer nesse momento é ir direto na parte de configuração de acesso Wi-Fi. Se ele estiver teimando em não encontrar sua rede, desabilite e habilite o WiFi novamente. Depois de colocar sua senha e conseguir a conexão, reinicie o tablet mais uma vez.
  15. Agora você precisará novamente instalar o ClockWorkMod. Repita o passo 10 e reinicie o tablet novamente.
  16. Agora vamos instalar o Google Play. Abra o Rom Manager e execute o passo 12 mas dessa vez escolha o arquivo gapps-gb-20110828-signed.zip e depois da confirmação reinicie o tablet pela última vez.
  17. Ufa!

Pronto, agora você tem um tablet com android atualizado (Gingerbread 2.3.7) e com acesso ao Google Play, que afinal de contas é a razão de ser de todo tablet android que se preze.