O que está acontecendo?

Tablet android como terminal de consulta de preços

Tablet android como terminal de consulta de preços

Eu quebrei a cabeça durante algumas semanas tentando criar um app simples para fazer um tablet android funcionar como terminal de consulta de preços, exatamente como fiz com um PC antigo. Demorou um pouco pra reconhecer que desenvolver um app está além da minha capacidade. Experimentei um caminho diferente que me levou a um resultado satisfatório.

Então vamos lá. Vamos precisar do seguinte:

Todos os apps são gratuitos, compatíveis com o android 2.2 e estão disponíveis no Google Play. Seu tablet não tem a loja do Google? Sem crise, você pode sair caçando na net o modo de instalar o Google Play nele ou, o que é melhor, instalar facilmente a excelente loja da Amazon, onde você encontra todos exceto o Palapa Web Server. Esse último você pode baixar por aqui.

Mas a primeira coisa a se fazer é ter certeza de que você tem um leitor e um tablet que se entendem. Conecte-os e veja se o leitor lê alguma coisa. Geralmente tablets com porta USB comum tem opção de usar a entrada como host. De acordo com o manual do leitor de códigos de barra, configure-o para ler o código e dar enter, isso é importante. Também é bom configurá-lo para que fique em modo de varredura constante. Detalhe: o tablet precisará ficar ligado a tomada.

Instale o AirDroid. Com ele você poderá ter acesso remoto ao tablet, o que será importante para atualizar o arquivo de preços sem precisar desligar ou tirar o tablet de operação. Dedique algum tempo para aprender a usar esse app.

Agora instale o Dolphin Browser, um dos melhores navegadores para android e que quebra um galhão pra quem não pode ou não quer usar o Chrome.

Instale o Palapa Web Server. Ele vai transformar o tablet num servidor web com suporte a php, que é o que nos interessa. Depois rode o app e veja se funciona digitando esse endereço no navegador Dolphin: http://127.0.0.1:8080/

Finalmente, usando o AirDroid, copie a pasta terminal do arquivo zip que disponibilizei acima para dentro do cartão interno do tablet, no diretório criado pelo Palapa: sdcard/pws/www/. Em seguida copie para dentro da pasta terminal um arquivo atualizado gerado pelo seu sistema de gerenciamento de estoque. Esse arquivo deve se chamar terminal.txt, mas você pode mudar para o nome que quiser bastando editar o arquivo index.php

Agora, no Dolphin, dê um refresh no endereço http://127.0.0.1:8080/ A pasta terminal deve surgir. Clique nela e a página de consulta deve carregar.

Se você fez tudo certo até aqui, o sistema está quase pronto, o leitor está capacitado a fazer buscas e a página está recarregando automaticamente a cada 10 segundos.

Agora basta configurar o navegador para rodar em tela cheia. Você também pode salvar o endereço nos favoritos do navegador e posteriormente criar um atalho na tela inicial para poder abrir a página rapidamente no caso de precisar reiniciar o tablet.

Se o tablet estiver com acesso root habilitado, o que é recomendável, você pode ir até configurações, aplicativos, desenvolvimento e configurar para que ele não adormeça quando estiver conectado a fonte. Isso é importante. Caso não esteja com root, experimente configurar o Palapa Web Server, que tem uma opção equivalente.

Uma coisa a se notar é que, já que o Palapa transforma o tablet num servidor, você pode acessar a página de consultas em qualquer smartphone, tablet ou computador que esteja na mesma rede, bastando digitar no navegador o IP do tablet, que pode ser visto na tela principal do Palapa. Com isso você pode ter dois ou mais terminais de consulta usando o tablet principal como cérebro.

Abaixo, um vídeo do sistema em funcionamento. Todo santo dia, ligo o tablet, inicio o Palapa, abro o navegador e ligo o leitor de código. O sistema fica pronto para o uso pelos clientes.

http://www.youtube.com/watch?v=H5YOU_PqHa0

É isso. Está pronto seu terminal de consulta de preços, tão bom quanto um daqueles caríssimos, usando um tablet android modesto.