O que está acontecendo?

Criando um perfil de cor Kodachrome para sua camara

Criando um perfil de cor Kodachrome para sua camara

Não é difícil conseguir um resultado parecido ao do filme icônico na sua camara digital. Não sabe o que foi o Kodachrome? Clique aqui.

O fotógrafo americano Jeremy Nixon fez a parte mais complicada e ofereceu o caminho no seu blog nesta postagem aqui. Serve para produtos da Adobe (Lightroom e Camera Raw).

  1. Baixe o arquivo zip da receita e descompacte numa pasta temporária
  2. Baixe o Adobe DNG Profile Editor 1.0.4 (Windows ou Mac)
  3. Baixe e instale o Adobe DNG Converter 10.3 (Windows ou Mac)
  4. Converta uma foto, qualquer foto, do formato raw específico da sua camara para DNG. Faça isso usando o Converter standalone do link acima ou mesmo com o Camera Raw.
  5. Com o Profile Editor, abra o arquivo DNG (File - Open DNG Image). Em seguida abra uma das receitas (File - Open Recipe). Na lateral direita, na primeira aba, altere Base Profile para Adobe Standard. Agora exporte o perfil (File - Export Profile)

Lembrando que são dois filmes, Kodachrome 25 e Kodachrome 64, então você deve fazer isso duas vezes.

Os dois arquivos .DCP gerados devem ser colocados numa pasta específica de acordo com o programa que você usa para revelar suas fotos. No caso do Adobe Camera Raw no Windows 10 o local é C:\Users\USUARIO\AppData\Roaming\Adobe\CameraRaw\CameraProfiles. No Mac, deve ser ~/Library/Application Support/Adobe/CameraRaw/CameraProfiles.

Para usar, abra um arquivo raw e escolha um dos perfis. Agora que você tem as cores certas, basta revelar a foto puxando bem nos controles conforme as dicas que Jeremy dá.

Fiz um teste e gostei do resultado:

_MG_1584