longe vai
longe vai

O que está acontecendo?

07/06/2010

A maldição da Copa

Já ouvi muita gente dizer que o fato de sempre haver copa do mundo em ano de eleição para presidente é uma maldição orgulhosamente brasileira. A sincronia entre eleição/copa começou no conturbado ano de 1994, indiretamente causada pela saída adiantada do querido Fernando Collor e coincidindo com o início do governo FHC. Desde então nasceu e cresceu a ideia de que a copa confunde a mente do brasileiro na hora de escolher o próximo governante. Isso não é verdade, e FHC que o diga.

É um exagero e uma demonstração clara de como o brasileiro subestima o brasileiro. Não se deve acreditar que jogos de futebol possam realmente diminuir o cuidado na escolha do presidente, mesmo sendo algo tão grande e popular como a Copa do Mundo. Se o brasileiro vota errado para presidente, os motivos são outros.

Aliás o conceito de votar errado também é um erro, já que só vota errado quem se confunde ao digitar o número do candidato escolhido, justamente porque não existe o candidato certo. A questão na escolha do novo presidente é complexa e envolve coisas que estão fora do alcance de qualquer análise estatística ou de teorias conspiracionistas. Como otimista que acho que sou, imagino que aos poucos nosso povo tem evoluído no seu senso crítico, escolhendo os melhores pretendentes. I want to believe

Se você não tem certeza disso e eu não estou soando lá muito convincente, leia esse artigo de Dacio Malta (link perdido) que talvez possa clarear um pouco a questão.

Futebol é ópio?

De futebol não entendo absolutamente nada, mas para fins de registro, registre-se que sou mengão desde criança, embora eu não me interesse e nem pare pra assistir nenhum jogo. Inclusive nem sei nome de jogar nenhum além daqueles que ficam mais salientes por causa das polêmicas e escândalos em que se envolvem. Claro que em ano de copa costumo acompanhar nosso time amarelo.

Afinal, futebol é o máximo no mundo todo! O futebol é o melhor esporte que existe. É divertido, simples, democrático e barato. Então vamos lá, todos juntos torcendo pelo nosso time nesse momento em que o mundo todo só tem a ganhar! VAI BRASIL!!!