16/09/2010
Como escolher bem o seu Lada
Hoje titio Roberto vai ensinar você a escolher bem e comprar seu primeiro transporte particular automotivo.
O QUE É UM LADA E DE ONDE ELES VEM?
O Lada é um veículo quadrúpede movido a explosão que teve origem no acidente nuclear de Chernobil, portanto podemos dizer que ele provém da Ucrânia, dos tempos da saudosa União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
A título de curiosidade, foi com o Lada que nasceu a reversal russa: “na união soviética quem leva o Lada é VOCÊ!”
MAS POR QUE O LADA E NÃO OUTRO?
Ora, é simples: com o que você investe num fusquinha 73 muito chumbado você pode comprar um Lada praticamente trincando de tão conservado! Um veículo tão robusto quanto o concorrente (já que entre Alemanha e Ucrânia a distância é de apenas algumas jardas) e muito mais confortável, além de exclusivo, extremamente exclusivo.
ENTÃO ONDE ENCONTRAR UM BOM LADA HOJE EM DIA?
Surpresa! O Lada é fabricado até hoje! Claro que um novo é um pouco mais caro e um tantinho diferente dos que nós estamos acostumados a ver por aqui. Mas infelizmente os Ladas perderam a mágica capacidade de se teletransportar para o Brasil, por isso, precisamos nos contentar com os usados que aqui já estão.
E COMO IDENTIFICAR UM BOM LADA?
Essa é a parte mais importante desse despretensioso porém instrutivo tutorial.
Para identificar corretamente um Lada em condições de ser domado, digo, montado, digo, empossado, precisamos seguir certas regras e observar os detalhes, afinal, o Diabo está nos detalhes.
Comece observando bem a lataria. Deve ter pelo menos 5mm nos pontos mais espessos e pelo menos 1mm onde houver alguma ferrugem eventual. Se a medida estiver muito fora dessa margem, desconfie, pois pode ser que você esteja diante de uma imitação barata.
O motor fica entre os capôs e deve apresentar boa aparência, sem rachaduras ou marcas de adulteração. Ladas com propulsor em bom estado costumam fazer 30 milhas com um galão de querosene.
Também é importante sentir o aroma de vodca no cockpit. Qualquer outro cheiro pode indicar que o carro não vem recebendo manutenção adequada.
Atente para pequenos detalhes no acabamento, que é onde se constata que o dono anterior (que ainda o é) é zeloso com o animal. Não esqueça de verificar os dentes e os estribos.
Outra coisa importante a se notar é que o Lada pode ser encontrado em apenas duas cores: branco-neve-o-ano-todo ou vermelho-sangue-comunista. Se você encontrá-lo com outra cor significa que ele mudou de partido, ou seja, é um vira casaca e deve ser eliminado em nome da Mãe-Rússia.
QUANTO DEVO PAGAR POR UM LADA?
Como eu disse, a faixa de preço é parecida com a do concorrente alemão e também comporta grande margem de erro. Alguns colecionadores chegam a pagar 5000 lulas por um Lada zero bala. Como você é pobre de dar dó, que eu sei, aconselho que você procure começar os lances em 500 e parar quando puder.
E O QUE FAZER DEPOIS QUE COMPREI MEU LADA?
Ora, o mesmo que você faria se tivesse comprado um Lamborghini: vá azarar as garotas, seu cachorrão!
ALGUM CONSELHO FINAL?
Deixe me ver, deixe me ver… Sim! Boa sorte.