longe vai
longe vai

O que está acontecendo?

10/06/2011

Aluguel de filmes online e exibição via streaming

Antes, uma nota sobre cinemas antigos que morrem.

Não existem cinéfilos em Pirassununga. Eu acho, porque imagino que nenhum cinéfilo suportaria viver numa cidade sem cinema. Você aí, que vive numa metrópole, deve pensar "pobre de quem não pôde assistir Avatar em 3D". Pobre mesmo é nem poder assistir na telona.

O último cinema daqui (incrível que já existiram três funcionando simultaneamente) fechou na virada do século, quando as salas do interior do estado passavam por uma fase de ostracismo. Penso que foi culpa do DVD e dos shoppings, que chegavam oferecendo mais comodidade e pá e tal, não?

Aparentemente, cinemas agora só vivem bem dentro de shoppings. É uma pena porque minha cidade não tem habitantes suficientes para manter um. Até onde sei, não há interesse na construção de um por esses lados. Estamos no mato sem cachorro e sem Marley e eu.

Ao pirassununguense com disposição e muita vontade de ver um filme resta a saída de correr até Leme, onde a última sala resiste bravamente. Ou melhor resistia, porque o Cine Alvorada fechou faz nem um mês.

É lamentável mesmo. E pra amplificar o buraco que ficou na cultura já morta desta cidade humilde, fomos agraciados com um The End trágico para a história do cinema em Pirassununga.

Explico. Veja, o prédio onde funcionava o "Cine Jossandra" foi construído para abrigar uma sala de exibição e ocupa um local de destaque em frente a principal praça da cidade. Depois de fechado o cinema, o local rodou por várias mãos e chegou a ser uma danceteria, até finalmente cair nas mãos de uma igreja evangélica, dessas que seguem a teologia da prosperidade. Nada contra, tudo em contrário.

Querer o que não se tem e dar valor somente ao que se perde são duas das características que definem o ser humano. Se eu disser que não tenho lembranças boas das vezes em que fui ao antigo Cine Jossandra, eu estarei mentindo. É por isso que, apesar de não ter sido um grande frequentador, sinto falta dele lá no centro, disponível e pronto pra receber quem se lembrasse de que pra realmente curtir um filme é preciso vê-lo projetado numa tela branca e enorme. De vez em quando eu me lembro. Fim

AGORA, SIM: CINEMA NO CONFORTO DO SEU LAR!

Faz tempo que não alugo filmes e muito mais ainda que não compro cópias piratas. Estou agindo do modo que considero mais econômico e, ao mesmo tempo, um pecado menor: baixo da Internet.

Mas baixar filmes é sempre um exercício de paciência e sorte. É preciso ser craque e ter malícia pra conseguir driblar toda a propaganda e atalhos malucos que polulam nesse mundo mágico. Mundo esse habitado principalmente por blogueiros gananciosos, mas também clubes de fãs que lançam episódios legendados no dia seguinte a exibição do original.

Infelizmente nem sempre a gente consegue ser feliz ao baixar um filme ou série de um dos milhões de blogs. Geralmente é assim: quando a imagem é boa, o som é ruim. Ou vice-versa. Depois de me frustrar (pela enésima vez) ao baixar um filme e dessa vez encontrar bom som e boa imagem mas com uma legenda em português de Portugal, pensei em mudar de direção.

Pensei que seria bom descobrir se a locação de filmes em formato digital já é realidade no Brasil. Boas novas, pessoal! A resposta é sim mas existem alguns poréns:

FILMES DE GRAÇA!

[UPDATE: Não precisa chorar mais, a NetFlix está no Brasil e vale a pena experimentar o primeiro mês grátis!]

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Se você tem uma locadora convencional próxima a sua casa ou dentro do seu raio de ação diária, eu aconselho a usá-la. Hoje as locadoras rebolam para manter a fidelidade de seus clientes, então existem vantagens a serem consideradas. Caso você precise se deslocar muito e seja sempre um transtorno levar e trazer filmes, eu digo pra você começar a usar um dos serviços acima sem pensar duas vezes. E lembre-se: não existe almoço grátis.