O que está acontecendo?

Instalando o Corvus5 no myPad

Instalando o Corvus5 no myPad

Olá, amigo! Mais um post sobre o tablet myPad. Nem leia se você não se interessa sobre esse assunto.

Você que acompanha meu blog deve saber que tenho um tablet da Semp Toshiba (STI), o myPad mp1003g. Primeiro fiz um review dele e depois mostrei como instalar o HoneyComb e o CyanogenMod.

O sistema nativo que a Semp Toshiba instalou nesse tablet é extremamente feio e tosco, além de pecar seriamente na ausência do Android Market.

Por isso tudo, é fatal que um usuário mais antenado se interesse em experimentar outras ROMs compatíveis com o tablet. Acredite, não fazer isso é como se contentar em dirigir uma Ferrari usando apenas a primeira marcha.

O myPad é apenas um dos muitos tipos de tablets OEM, uma cópia do p10an01, de uma empresa chamada Shuttle (informações técnicas aqui e aqui e uma lista de outras encarnações aqui). Por ter características fortes foi bem recebido e adotado por muitos entusiastas do sistema operacional Android, ganhando várias ROMs customizadas.

Para instalar outra ROM no seu tablet não há segredo, basta alguma noção de informática. As mais comuns são a VegaComb e o famoso CyanogenMod.

O VegaComb é uma adaptação do HoneyComb 3.0 e é lindo, porém lento e com muitos bugs (pelo menos até a versão beta 1.6). Programas para HoneyComb são poucos mas aproveitam bem a tela do tablet, principalmente games, que rodam macio graças ao processador NVidia Tegra 2.

Mas a lentidão detona a experiência no uso diário, principalmente se você for do tipo que pula de um app para outro o tempo todo. Mas o pior nem é isso, são os muitos bugs, alguns bem graves. Não consegui instalar a versão mais atual do VegaComb, mas os relatos que li dão conta de que ainda é um sistema lento.

Já o CyanogenMod tem um desempenho um pouco melhor, porém também tem um ou outro bugzinho e uma resposta um pouco imprecisa dos toque na tela. Também achei ele um pouco feio. Esperamos novidades com a chegada de uma possível versão baseada no Ice Cream Sandwich, quem sabe?

Enfim, depois de uma análise acurada e uma longa meditação enquanto corria com os antílopes nas savanas da costa africana, conclui e posso dizer com 100% de acerto que hoje o melhor Android para o myPad é o Corvus5. Mas, hein?

O Corvus5 é uma ROM simples e honesta baseada no Froyo 2.2. Instalei sem muita fé e torcendo o nariz, mas acabou valendo muito a pena. Estou satisfeito. Ele é muito rápido, nele tudo funciona e bem.

COMO INSTALAR O CORVUS5 NO MYPAD

Esses são os passos pra você instalar o Corvus5 a partir de um myPad virgem:

  1. Antes de mais nada, faça um backup de seus arquivos importantes.
  2. Vá em Configurações > Aplicativos e marque “Fontes desconhecidas”.
  3. Desligue o tablet (ou apenas desmonte o cartão micro SD), retire o cartão do tablet.
  4. Usando um computador, coloque na raiz do cartão os arquivos .APK mais recentes dos programas z4root e Superusuer e os arquivos .ZIP das versões mais recentes do ClockWorkMod e do Corvus5 (procure todos eles no Google ou nos links no fim do post).
  5. Instale o z4root e habilite o acesso root.
  6. Instale o Superuser.
  7. Instale o ClockWorkMod da seguinte maneira:
    • Com o tablet ligado no carregador, vá em Configurações > Software tool > Software Update. O arquivo zipado estará disponível para seleção. Clique nele, confirme e aguarde.
    • Quando o tablet for religado, terá o ClockWorkMod instalado. Daqui em diante, a partir dele, você poderá instalar ROMs facilmente e sem perigo.
  8. Instale finalmente o Corvus5 da seguinte forma:
    1. Reinicie o tablet em Modo Recovery (não me lembro exatamente o comando certo, abra o app do ClockWorkMod e descubra).
    2. Usando os botões de Volume para pular entre as opções, o botão Voltar para voltar e o botão Home para selecionar uma opção, faça o seguinte:
      1. Limpeza de cache e restauração (Wipe Cache Partition / Wipe Data Factory Reset).
      2. Localize, selecione e instale o arquivo zip do Corvus5 que está no cartão (Install Zip From SDCard > Choose Zip From SDCard).
    3. Depois de feita a instalação, que leva poucos minutos e é exibida na tela, faça um reboot.
  9. Ufa! Pronto!

NOTA 1: Não sou responsável por problemas na execução dessas modificações e não garanto que elas funcionem. E lembre-se que a garantia se perde ao alterar qualquer coisa no tablet.

NOTA 2: A princípio, esse é o método completo, mas ressalvo que não foi por esse método que comecei a brincar de trocar a ROM do meu tablet. Eu usei o modo descrito para instalação do Vegacomb que eu listei aqui, que é muito mais simples. Na dúvida, vá por esse caminho. Acredito que você pode simplesmente seguir aqueles passos trocando o arquivo ZIP do Vegacomb pelo do Corvus5.

Instruções originais e completas em inglês: