O que está acontecendo?

Ressuscitando o myPad STI MP1003G

Ressuscitando o myPad STI MP1003G

Ok, você ferrou seu tablete, né? Faz parte, vivendo e aprendendo.

Também brickei o meu esses dias mas consegui consertar. Pule para Como restaurar o myPad STI se não quiser ouvir o rap da minha triste história.

Eu estava satisfeito com o Corvus5, mas ele começou a dar umas travadinhas, às vezes ficava um pouco lento… Não deu outra, fui cutucar o bicho de novo. Caí na besteira de querer instalar o último Cyanogenmod, justamente daqueles automáticos. Depois da instalação, o trem ficou num loop sem fim mostrando o logotipo e não ia nem pra frente e nem pra trás.

Já ficando nervoso, tentei entrar no modo flash e instalar o ViewComb 7.2, que atualmente é a única ROM Honeycomb que continua sendo atualizada e, parece, funciona bem. Consegui, depois de algumas poucas tentativas, entrar no modo flash pela segunda vez na vida e iniciei a instalação. Já estava relaxando o ânus quando apareceu um aviso na tela do prompt: “uid read failed”. E tudo parou e assim ficou, para meu desalento. A tela não acendia mais, o modo flash não entrava de jeito nenhum.

Depois de algumas boas horas e dezenas de tentativas infrutíferas, eu já tinha desistido quando meu irmão conseguiu entrar em flash mode usando o computador dele. A partir disso, acredito que descobri o caminho certo e sem erro. Vou ensinar o método sem dúvidas de como trazer o myPad de volta a vida.

Como restaurar o myPad STI

Você vai precisar de:

  • Tablet myPad STI brickado
  • Cabo USB A/A
  • Computador com Windows (XP ou Win7, Vista não sei se funciona)
  • Conexão a Internet

Download do driver APX e do firmware original

Vá até o site de suporte da Semp Toshiba: http://dat.semptoshiba.com.br/drivers/downloads/. Escreva qualquer coisa na caixa de pesquisa e clique em “Buscar”. Aparecerá um aviso dizendo “não existem drivers…”, logo abaixo estará um menu para escolha de sistema operacional. Escolha “ANDROID 2.2” e clique em buscar. Haverá uma série de arquivos referentes ao myPad [ATENÇÃO: esse guia se refere apenas ao modelo MP-1003G]. Aconselho que você baixe todos e salve, mas o que você usará para restaurar o tablet é o “ATUALIZAÇÃO MYPAD”, um arquivo executável de aproximadamente 86MB.

Baixe esse arquivo e o execute, ele criará uma pasta com duas outras dentro. Lembre-se do caminho e vá em frente.

Abra esse tutorial do suporte da Semp Toshiba para se familiarizar com as telas que você verá: http://dc595.4shared.com/doc/XleaF3iO/preview.html Aliás, esse método está todo descrito lá, só que sem o charme do meu texto. :P

Convém desligar instalação automática de drivers via web: no Win7, clique com o botão direito do mouse em Meu computador, depois em Propriedades, vá em Proteção do Sistema, na aba Hardware, clique em Configurações de instalação do dispositivo e marque a opção “Deixe-me escolher o que fazer”.

Agora começa a diversão. Se você nunca conectou ou instalou nada referente ao myPad no seu computador, pule para a parte Dança dos botões.

Limpeza

Mas se você, assim como eu, fuçou até não poder mais, instalou e desinstalou vários drivers da nVidia e tentou entrar no modo flash várias vezes, precisará limpar os drivers para que o computador não encontre nenhum quando reconhecer o modo flash do myPad.

Como fazer isso? Existem vários modos, mas aconselho que você use uma ferramenta chamada Vega Tools, que você encontra aqui http://android.modaco.com/topic/333423-vega-tools-v41/. É um software feito para o Advent Vega (uma das encarnações similares ao myPad) que oferece vários recursos, dentre eles o de localizar e apagar qualquer driver relacionado ao processador nVidia Tegra. É muito importante que essa limpeza seja feita corretamente. O Windows não pode instalar nada automaticamente quando você entrar em modo flash no myPad.

Dança dos botões

Esse é, provavelmente o pior método de recovery jamais inventado por um fabricante. Dá vontade de esganar o engenheiro que imaginou que essa seria uma boa solução. O método abaixo, às vezes funciona. Simples assim, às vezes.

Com o tablet carregado (não precisa estar conectado no carregador, basta estar com pelo menos uns 60% de carga), conecte-o ao computador usando o cabo USB A/A e execute os passos abaixo:

  1. Desligue o tablet segurando o botão home pressionado por no mínimo 6 segundos (alguns dizem pra segurar durante 20 segundos para ter certeza – se ele estiver numa situação de tela preta, sem acender, para saber se está ligado ou não observe se há uma tênue luz azul abaixo da camera).
  2. Aperte o botão back, aguarde dois segundos e, sem soltá-lo, aperte home. Aguarde mais dois segundos, solte home, mais dois segundos e solte back. Fica assim: aperta, espera, aperta, espera, solta, espera, solta.
  3. Aguarde uns 10 segundos observando qualquer atividade no Gerenciador de Dispositivos e a barra do Windows. Se surgir um periférico não reconhecido chamado APX, deu certo! Importante: se a tela acender ou piscar durante a dança, quer dizer que não deu certo, volte e recomece. Nada deve acontecer no tablet, apenas no Gerenciador de dispositivos.

Se nada aconteceu, repita os procedimentos ad nauseum. É difícil, mas nós acreditamos que você consegue. :D Só o penitente passará!

Instalando os drivers corretos

Quando finalmente você conseguir entrar em modo flash, inicie o processo de instalação do driver. No Gerenciador de Dispositivos, clique com o botão direito do mouse em APX e clique em Atualizar drivers. Localize aquela pasta que você descompactou lá no começo, entre na Driver USB e clique em Avançar. Se o Windows disser que não pôde verificar o editor do software, clique em Instalar mesmo assim. Depois de alguns suados segundos, a instalação terminará e o tablet estará em modo flash.

Agora, usando o Windows Explorer, vá até a outra pasta, chamada Android Froyo STI e execute o arquivo Assistencia.bat. Uma janela do prompt de comando abrir-se-á e a recuperação dos dados da memória flash e a instalação do firmware começarão. Aguarde. O tablet acenderá, o logotipo do robozinho verde surgirá e depois o tablet será desligado. Ligue o tablet e enjoy seu sucesso.

Conclusão e observações

Se as coisas não acontecerem exatamente como descrito acima, refaça todos os passos até dar certo ou a paciência acabar, o que vier primeiro.

Se você for um pouco mais esperto no negócio, poderá fazer isso usando drivers e ROMs de outros Androids (VegaComb, ViewComb, Corvus5, Cyanogenmod).

Caso você resolva ficar com o sistema original da Semp Toshiba, recomendo a instalação do Google Market, que você encontra aqui. Salve esse arquivo no cartão do tablet, vá em Configurações, Software tool, Software update, e clique em market_update0.zip. Aguarde e pronto, você terá o Market pronto para ser sincronizado com sua conta do Google. A propósito, é por esse caminho também que você poderá instalar outra ROM… [UPDATE: eu não tenho certeza, mas acredito que para fazer com que o Market funcione perfeitamente, é necessário antes rootear o tablet. Instale o z4root e o superuser e configure-os, nessa ordem, antes de instalar e configurar a conta do Google pelo Market. Se não sabe como fazer essas coisas, nem sei o que você está fazendo lendo isso. Nem me pergunte!]

Como esse é um processo cansativo, é recomendável pedir a ajuda de um amigo. Algumas cervejas também podem facilitar a operação. ;)

Em caso de desespero de causa ou total falta de paciência, leve o tablet para a assistência técnica autorizada da Semp Toshiba.

Boa sorte!

================

ATUALIZAÇÃO: aparentemente a Semptoshiba retirou ou escondeu os arquivos de firmware e suporte do myPad. Como sou um cara muito legal, coloquei o material que tenho no Rapidshare pra quem precisar. http://rapidshare.com/share/7A6CD0D080D943FAEFB72C647CCD8989

ATUALIZAÇÃO 2:

Na verdade os arquivos continuam no site da Semp Toshiba, apenas mudou o endereço, já corrigi no post. Antes de perguntar algo nos comentários, leia os publicados, eles podem conter a resposta da sua pergunta. E não adianta mandar email para mim, não respondo!

ATUALIZAÇÃO 3: De novo a Semp Toshiba mudou o endereço dos arquivos de suporte. Corrigi no texto e é esse http://dat.semptoshiba.com.br/drivers/downloads/

Outra coisa: não vou mais responder perguntas sobre esse tablet, tudo que você precisa saber sobre como restaurá-lo está nos textos que escrevi e nos comentários mais antigos.

ATUALIZAÇÃO 4: TUDO QUE EU JUNTEI DE ARQUIVOS DO MYPAD: https://mega.nz/#F!dZJmGb7C!ry7VbWFI1GF-uG7uuMOOJw