longe vai
longe vai

O que está acontecendo?

05/03/2013

Fiz essa canção só pra você

Se você leu o livro 1984, talvez se lembre da parte em que ele fala sobre como era produzida toda a arte naquele mundo distópico. Se não, veja:

Trecho do livro 1984 falando sobre o versificador

Well, hoje eu recebi um email dos meus amigos da Cakewalk com uma oferta tentadora. Um descontão num software que faz de qualquer um um letrista de mão cheia.

propaganda do Masterwriter

Sou a favor da tecnologia aplicada na arte e tal, mas poxa vida, isso é meio pesado. O programa transforma o ato de compor uma letra de música numa tarefa lógica, precisa e metódica de uma maneira absurdamente robótica. Se você estiver com tempo, assista lá o vídeo de demonstração. Não chega a ser um versificador mas passa perto. Excelente ferramenta para quando falta inspiração e o prazo tá vencendo.

Os tempos de hoje: não precisa ser músico para fazer música, existem milhares de softwares esperando apenas mãos habilidosas nos botões. Batida, melodias, tudo na ponta dos dedos. E basta cantar não muito fora do tom e com algum ritmo, pois conserta-se depois com os autotunes da vida. Agora a letra, que não precisa mais de impulso criativo pra ganhar forma e sentido.

Não sei se os músicos entraram em extinção ou é apenas uma metamorfose. O que você acha?

-- It's business, stupid!

Que saudade das quatro pistas que eu nunca mixei ou evitava mixar, Paul my friend.

A propósito, se você curte o processo de criação musical, assista Chaos & Creation.