28/04/2015
Torta de beringela
Milhares de pessoas pediram minha famosa receita de torta de beringela e finalmente vou revelar o segredo. É uma receita com beringela para quem não gosta de beringela, ou pensa que não gosta, ou algo assim.
Ingredientes da massa
- 2 xícaras de farinha de trigo refinada
- 2/3 xícara de água morna
- Sal a gosto
- 1 colher de sopa de óleo ou azeite
- 1 colher de sopa de fermento granulado
Ingredientes do recheio
- 2 xícaras de proteína de soja miúda
- 1 cebola grande
- 1 dente de alho
- 1 limão
- 2 colheres de sopa de óleo
- Sal a gosto
- 1 beringela
- 2 tomates
- 1 pimentão chapéu-de-frade
- 1/2 xícara de cheiro verde fresco
Preparando a massa
Misture muito bem os ingredientes secos e só depois acrescente os outros. Cuidado pra não deixar a massa muito dura. Amasse bem e deixe a massa descansando num recipiente coberto enquanto prepara o recheio.
Preparando o recheio
Despeje a proteína de soja numa panela com bastante água e coloque para ferver. Quando levantar fervura, esprema o limão em cima e misture. Deixe fervendo por mais um minuto e depois retire do fogo. Imediatamente escorra bem a água e aperte um pouco a soja pra retirar o excesso. Parabéns, você aprendeu a hidratar carne de soja do jeito certo :)
Pique bem fino a cebola, o alho, o cheiro verde, o pimentão e o tomate. É bom retirar as sementes do tomate. Descasque a beringela, corte ao meio e retire as partes com sementes usando uma faca para escavar. Sim, boa parte da berinjela tem sementes mas é importante retirar toda a casca e as partes com semente senão a magia não acontece. Pique em cubos pequenos.
Numa panela média, despeje duas colheres de óleo, uma pitada de sal, o alho e metade da cebola picada. Espere dar aquela fritadinha marota e então jogue a soja hidratada. Mexa e deixe em fogo baixo por alguns minutos. Parabéns, você aprendeu a preparar o picadinho de carne de soja do jeito certo :)
Quando o picadinho estiver parecendo bem seco, jogue o pimentão, o tomate, o cheiro verde, a outra metade da cebola e por fim a gloriosa beringela. Misture e deixe em fogo baixo mais alguns minutos. Retire a panela do fogo e deixe esfriar destampada.
Montando a torta
Corte a massa em dois pedaços, um deles um pouco maior que o outro, esse será a parte de baixo. Estique com um rolo ou uma garrafa. Não pode ficar muito fina, algo próximo de meio centímetro. Unte a forma com óleo e ajeite a massa com cuidado, sem esticar nos cantos. Deixe uma boa borda mas corte o excesso. Coloque o recheio e espalhe bem pra não deixar espaços vazios.
Estique a outra metade da massa e cubra a forma inteira, cortando o excesso mas deixando as bordas das duas partes bem coladas. A massa que sobrou pode ser cortada em tiras e colocada em cima da torta.
Pincele azeite ou óleo e leve ao forno com fogo baixo/médio. O tempo varia, mas algo em torno de uma hora deve ser suficiente.
Bon Appetit!
