O que está acontecendo?

Dando sobrevida para um laptop Dell Vostro 1000

Dando sobrevida para um laptop Dell Vostro 1000

Um bom tempo atrás encontrei dois laptops Dell Vostro 1000 numa pilha de lixo eletrônico que seria enviada para reciclagem. Sim, sou do tipo que fuça no lixo. Como estavam inteiros e pareciam bons não pensei duas vezes.

Estavam bastante sujos de terra. Não porque foram largados no tempo mas sim porque na empresa a que pertenciam eram usados provavelmente em campo. Depois de ver que ambos ligavam, desmontei tudo e lavei.

Um ficou perfeito, já o outro estava mais maltratado e com alguns problemas no teclado e no leitor de DVD. O disco rígido dos dois, de 120gb, estavam criptografados e simplesmente não podiam ser formatados tanto dentro do laptop como em outros computadores. Fiquei dias buscando solução e estava prestes a jogá-los fora quando por fim encontrei uma ferramenta chamada MHDD https://hddguru.com/software/2005.10.02-MHDD/ que é própria para formatação de HDs em baixo nível (com muitos palavrões). O procedimento todo foi bastante complexo e demorado, mas no fim consegui deixar os dois HDs limpos e prontos para serem reusados. No final das contas estão encostados porque SSD é mais vantajoso, mas divago.

Foto do laptop

As especificações mostram que esse laptop não é o mais rápido do mundo:

  • CPU AMD Mobile Sempron 3600+ 2.00 GHz
  • Memória DDR2 SDRAM 533MHz 2GB (máximo)
  • Tela de 15.4" WXGA
  • Vídeo ATI Radeon Xpress 1150 256MB

São do ano longínquo de 2007! Pelo menos eles têm gravador de DVD, leitor de cartão SD, 4 portas USB, além de outras características de uso corporativo, e serem muito robustos (e pesados). O que me deixou abismado é que as baterias ainda funcionam bem e duram algumas horas. Comprei um carregador original porque ao usar um genérico o boot empaca com uma mensagem de aviso.

Fucei bastante no melhor deles testando várias distros Linux e versões diferentes do Windows. Sempre funcionou melhor com o sistema do Bill. Depois de um tempo deixei eles encostados.

Como ando tentando me livrar das tralhas que não uso, planejava doá-los para o brechó de caridade, mas como a vida é cruel e traiçoeira mudei de ideia um tempo atrás porque meu notebook principal quebrou de modo terrível. E para completar meu infortúnio, tive que encostar meu macbook velho de guerra, que é o notebook secundário, porque o carregador não está carregando.

A vida é assim, às vezes o carregador não carrega, o computador não computa, a chuva não chove.

Então, de repente, não mais que de repente, me vi as voltas com a necessidade de uma solução móvel enquanto não resolvo o problema do carregador do mac. O jeito foi pegar o velho Vostro no fundo do armário.

Minha ideia era usar algum linux, mas parece que as coisas mudaram muito rápido nos últimos tempos, de modo que nenhuma distribuição facilitou minha vida. Tentei o trisquel, funcionou o wifi mas o vídeo não. Daí consegui fazer o vídeo funcionar e o wifi parou. Tentei o Lubuntu e deu na mesma. Depois tentei o Debian mais recente e o vídeo ficou jóia mas nada de wifi. Fucei, fucei e consegui fazer a placa de rede parar de funcionar também.

Já sem paciência corri pro Windows 10, que deu erro na instalação. Eu não me lembro de já ter visto Windows falhar assim. O mundo está mesmo perdido! Minhas alternativas estavam se esgotando. Windows 7 não é mais seguro, e agora? Daí lembrei que existe o 8.1, ora bolas.

Esse instalou bem e só enroscou na hora de atualizar, que é um problema comum quando se instala um Windows mais antigo, mas isso é fácil resolver.

O que me deixou surpreso foi que instalei já conformado e esperando usar um Windows não ativado, mostrando mensagens toda hora, mas ele ativou-se sozinho. Eu usei uma dessas chaves genéricas que você encontra fácil na web, mas instalei conectado e usei minha conta da Microsoft como login. Parece que o Bill anda bonzinho, hein? O fato de ser um modelo de laptop corporativo da Dell também pode ser a razão, sei lá.

Enfim, fica aí a dica se você tem um desses encostado e quer dar uma sobrevida pra ele. Windows 8.1 é o caminho. Sorry Linus!

  • ISO do Windows 8.1 - Download Windows 8.1 Disc Image (ISO File): https://www.microsoft.com/en-us/software-download/windows8ISO
  • Drive de vídeo - Versão do Windows Vista: https://www.amd.com/en/support/graphics/integrated-motherboard-graphics/ati-radeon-xpress-series/ati-radeon-xpress-1150
  • Solução pro update em loop - Update for Windows 8.1 for x64-based Systems: https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=40749